No relatório de Estudos e Pesquisas educacionais da Fundação Victor Civita sobre o uso da internet nas escolas publica o documento nos trás uma
serie de dados e informações sobre o uso da tecnologia na área da Educação.
O USO DOS COMPUTADORES
E DA INTERNET NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAPITAIS BRASILEIRAS
Relatório Final
Abaixo algumas das informações
que o texto nos relata:
INTRODUÇÃO
Há
quase duas décadas, os computadores estão nas escolas públicas em crescente
ampliação de instalações e upgrades, e são conduzidas formações de
professores multiplicadores em TICs para Educação sobre o conhecimento de
máquinas e softwares educacionais. Várias pesquisas científicas de diversas
Universidades revelam como as novas tecnologias poderiam contribuir no processo
de ensino e aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento, porém o que os
educadores realmente estão fazendo com o computador e recentemente com a
Internet na escola e principalmente nas suas aulas?
Este
documento apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa quantitativa
realizada em escolas públicas de Educação Básica em diversas capitais
brasileiras através de questionário criado e analisado pelo Núcleo de
Aprendizagem, Trabalho e Entretenimento (NATE), do Laboratório de Sistema
Integráveis (LSI), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP),
e aplicado pelo IBOPE.
Este
relatório está organizado da seguinte forma: na seção 2, apresentamos os
objetivos da pesquisa, na seção 3 o referencial teórico que norteou à pesquisa,
na seção 4 a definição dos indicadores que foram definidos e que serviram de
base para a elaboração do instrumento de coleta de dados, na seção 5
apresenta-se a metodologia adotada, na seção 6 são expostos os dados obtidos e
sua análise, na seção 7 apresentamos uma classificação das escolas
entrevistadas baseada em conceitos de uso com as devidas análises e,
finalmente, na última seção temos as conclusões.
OBJETIVOS DA PESQUISA
A
pesquisa teve por objetivo o mapeamento do uso do computador e da Internet em
escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio das principais capitais
brasileiras, bem como a investigação das modalidades de uso educacional dos
computadores e da internet.
CONCLUSÕES
Pesquisas
nacionais e internacionais indicam que a simples existência de computadores nas
escolas não se traduz em melhoria de desempenho escolar, embora o acesso a
computadores e à Internet seja muito valorizado pela sociedade e tenha alto
impacto político (UNESCO, 2008b, UNESCO, 2008c).
Obviamente,
dotar as escolas de computadores, melhorar o acesso à Internet e capacitar
professores e alunos para o uso da informática são ações importantes para
promover a inclusão digital e democratizar o acesso a informações
indispensáveis para entender o mundo que nos cerca. Resta saber como o uso dos
computadores poderá de fato fazer diferença na aprendizagem (Castro, 2009).
Este
trabalho apresentou o resultado de uma pesquisa quantitativa sobre uso das TICs
nas escolas de capitais brasileiras. A análise dos dados deste trabalho
permitiu apontar acertos e problemas comuns no uso de computadores e da
Internet. Seguem as principais conclusões desta análise:
Quanto
maior o tamanho da escola e os recursos e infraestrutura disponíveis, mais
proficiente é a utilização do computador e da Internet no processo de
aprendizagem.
A
presença do Professor Orientador de Informática Educativa influi na utilização
da tecnologia como ferramenta de aprendizagem.
A
tecnologia deve ser integrada ao Projeto Político Pedagógico da escola, no seu
monitoramento e avaliação, e ao planejamento de atividades pelo professor.
A
maioria das escolas tem recursos materiais para fazer algum tipo de uso
pedagógico do computador.
Apesar
de os dados levantados sobre recursos e infraestrutura serem favoráveis,
infraestrutura, formação de professores e problemas com acesso à Internet são
apontados como os principais problemas para o uso pedagógico do computador.
A
formação oferecida não é percebida como suficiente e adequada, pois falta
preparo para o uso da tecnologia focado no ensino e aprendizagem dos conteúdos
escolares.
O
número de professores que usam a tecnologia com seus alunos é ainda pequeno e
este uso, se dá eminentemente no laboratório de informática.
Na
maioria das escolas, as atividades que utilizam tecnologia e são realizadas com
os alunos têm pouca complexidade ou usam recursos simples.
Com
base nas conclusões, recomenda-se, em termos de política pública,
disponibilizar mais recursos para a comunidade escolar, investir em conexão à
Internet compatível com o uso nas escolas, cuidar da manutenção preventiva dos
equipamentos, redefinir o papel dos especialistas em informática nas escolas,
envolver a equipe gestora nas decisões, mudar o foco dos programas de formação
tanto na graduação quanto na continuada (ao invés de aprender a usar as TICs,
aprender a aprender usando as TICs).
Para
as escolas, recomenda-se incluir a tecnologia no PPP da escola, incluir a
tecnologia no planejamento das aulas e dos projetos, socializar as boas
práticas entre professores e refletir sobre os novos paradigmas educacionais
com o uso das TICs e diferentes modelos de uso de disponibilização dos
computadores.
Em
continuidade a esta pesquisa, pretende-se agora, por meio de observações e
avaliações in loco numa amostra de escolas, aprofundar a investigação
sobre o uso pela comunidade escolar dos computadores e Internet nas escolas.
© 2009 Fundação
Victor Civita. Todos os direitos reservados. O USO DOS
COMPUTADORES E DA INTERNET NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAPITAIS BRASILEIRAS
Cada item apresenta uma série de
Propostas bem interessantes em bem detalhadas, no qual valem a pena estarem sendo
conferidos por todos que buscam entender um pouco mais sobre o tema.
No relatório você pode encontrar os seguintes itens:
SUMÁRIO
→ 1
Introdução
→ 2
Objetivos da Pesquisa
→ 3
Referencial Teórico
3.1 A Informática Educativa no Brasil
3.2 Tecnologias Móveis na Educação
3.3 Formação dos Professores
3.4 Estudos de Impacto do Uso dos Computadores na
Educação Básica
3.5 Ferramentas e Usos Avançados de Computadores na
Educação Básica
→ 4
Indicadores Qualitativos de Uso das TICs na Educação
→ 5
Metodologia
5.1 Definição dos Indicadores
5.2 Questionário
5.3 Coleta de Dados
5.4 Categorizando o Uso
→ 6 Análise
de Dados Obtidos
6.1 Perfil das Escolas e dos Entrevistados
6.2 Infraestrutura Disponível e Manutenção
6.3 Formação para Uso das TICs nas Escolas e
Materiais Digitais
6.4 Uso dos Computadores/Internet
6.5 Educação Inclusiva
6.6 Problemas, Opiniões, Percepções
6.7 Considerações Finais
→ 7 Classificação
das Escolas pelos Conceitos de Uso
7.1 Presença de POIE
7.2 Frequência de Uso
7.3 Quantidade de Professores que Usam o Computador
7.4 Laboratório de informática
7.5 Acesso à Internet
7.6 Número Médio de Computadores Funcionando
7.7 Formação em TIC
7.8 Média de Alunos na Escola
7.9 Alunos por Computador
7.10 Projeto Político Pedagógico
7.11 Planejamento das Aulas
7.12 Considerações Finais
→ 8
Conclusões
→ 9
Bibliografia
Estudo realizado pelo IBOPE
Inteligência e pelo LSI-Tec
Sob encomenda da Fundação Victor
Civita.
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