COMO USAR AS REDES SOCIAIS
A FAVOR DA APRENDIZAGEM
Conheça a
melhor forma de se relacionar com a turma nas redes sociais e saiba como o
Facebook, o Orkut ou o Twitter podem ser aliados do processo de aprendizagem
Você sabe
quantos de seus alunos possuem perfis no Orkut, no Facebook ou no
Google +? Já experimentou fazer uso dessas redes sociais para
disponibilizar materiais de apoio ou promover discussões online?
Cada vez
mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa
é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar
ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de
aula, desde que bem utilizadas. "O contato com os estudantes na internet
ajuda o professor a conhecê-los melhor", afirma Betina von Staa,
pesquisadora da divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.
"Quando o professor sabe quais são os interesses dos jovens para os quais
dá aulas, ele prepara aulas mais focadas e interessantes, que facilitam a
aprendizagem", diz.
Se você
optou por se relacionar com os alunos nas redes, já deve ter esbarrado em uma
questão delicada: qual o limite da interação? O professor deve ou não criar um
perfil profissional para se comunicar com os alunos? "Essa separação não
existe no mundo real, o professor não deixa de ser professor fora de sala, por
isso, não faz sentido ele ter dois perfis (um profissional e outro
pessoal)", afirma Betina. "Os alunos querem ver os professores como
eles são nas redes sociais".
Mas, é
evidente que em uma rede social o professor não pode agir como se estivesse em
um grupo de amigos íntimos. "O que não se pode perder de vista é o fato de
que, nas redes sociais, o professor está se expondo para o mundo", afirma
Maiko Spiess, sociólogo e pesquisador do Grupo de Estudos Sociais da Ciência e
da Tecnologia, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Ele tem
que se dar conta de que está em um espaço público frequentado por seus
alunos". Por isso, no mundo virtual, os professores precisam continuar
dando bons exemplos e devem se policiar para não comprometerem suas imagens
perante os alunos. Os cuidados são de naturezas diversas, desde não cometer
erros de ortografia até não colocar fotos comprometedoras nos álbuns. "O
mais importante é fazer com que os professores se lembrem de que não existe
tecnologia impermeável, mas comportamentos adequados nas redes", destaca
Betina von Staa.
A seguir, listamos cinco formas de usar as redes sociais como aliada da aprendizagem e alguns cuidados a serem tomados:
A seguir, listamos cinco formas de usar as redes sociais como aliada da aprendizagem e alguns cuidados a serem tomados:
1. Faça a
mediação de grupos de estudo
Convidar os
alunos de séries diferentes para participarem de grupos de estudo nas redes -
separados por turma ou por escolas em que você dá aulas -, pode ajudá-lo a
diagnosticar as dúvidas e os assuntos de interesse dos estudantes que podem ser
trabalhados em sala de aula, de acordo com os conteúdos curriculares já
planejados para cada série.
Os grupos no
Facebook ou as comunidades do Orkut podem ser concebidos como espaços de troca
de informações entre professor e estudantes, mas lembre-se: você é o mediador
das discussões propostas e tem o papel de orientar os alunos.
Todos os
participantes do grupo podem fazer uso do espaço para indicar links
interessantes ou páginas de instituições que podem ajudar em seus estudos.
"A colaboração entre os alunos proporciona o aprendizado fora de sala de
aula e contribui para a construção conjunta do conhecimento" explica
Spiess.
2.
Disponibilize conteúdos extras para os alunos
As redes
sociais são bons espaços para compartilhar com os alunos materiais multimídia,
notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de peças
de teatro que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar.
"Os alunos passam muitas horas nas redes sociais, por isso, é mais fácil
eles pararem para ver conteúdos compartilhados pelo professor no ambiente
virtual", diz Spiess.
Esses
recursos de apoio podem ser disponibilizados para os alunos nos grupos ou nos
perfis sociais, mas não devem estar disponíveis apenas no Facebook ou no Orkut,
porque alguns estudantes podem não fazer parte de nenhuma dessas redes. Para
compartilhar materiais de apoio e exercícios sobre os conteúdos trabalhados em
sala, é melhor utilizar espaços virtuais mais adequados, como a intranet da
escola, o blog da turma ou do próprio professor.
3. Promova
discussões e compartilhe bons exemplos
Aproveitar o
tempo que os alunos passam na internet para promover debates interessantes
sobre temas do cotidiano ajuda os alunos a desenvolverem o senso crítico e
incentiva os mais tímidos a manifestarem suas opiniões. Instigue os estudantes
a se manifestarem, propondo perguntas com base em notícias vistas nas redes,
por exemplo. Essa pode ser uma boa forma de mantê-los em dia com as
atualidades, sempre cobradas nos vestibulares.
4. Elabore
um calendário de eventos
No Facebook,
por meio de ferramentas como "Meu Calendário" e "Eventos",
você pode recomendar à sua turma uma visita a uma exposição, a ida a uma peça
de teatro ou ao cinema. Esses calendários das redes sociais também são
utilizados para lembrar os alunos sobre as entregas de trabalhos e datas de
avalições. Porém, vale lembrar: eles não podem ser a única fonte de informação sobre
os eventos que acontecem na escola, em dias letivos.
5. Organize um chat para tirar dúvidas
Com alguns
dias de antecedência, combine um horário com os alunos para tirar dúvidas sobre
os conteúdos ministrados em sala de aula. Você pode usar os chats do Facebook, do Google Talk, do MSN ou até mesmo organizar uma Twitcam para
conversar com a turma - mas essa não pode ser a única forma de auxiliá-los nas
questões que ainda não compreenderam.
A grande
vantagem de fazer um chat para tirar dúvidas online é a facilidade de reunir os
alunos em um mesmo lugar sem que haja a necessidade do deslocamento físico.
"Assim que o tira dúvidas acaba, os alunos já podem voltar a estudar o
conteúdo que estava sendo trabalhado", explica Spiess.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS NAS REDES.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS NAS REDES.
* Estabeleça
previamente as regras do jogo
Nos grupos abertos
na internet, não se costuma publicar um documento oficial com regras a serem
seguidas pelos participantes. Este "código de conduta" geralmente é
colocado na descrição dos próprios grupos. "Conforme as interações forem
acontecendo, as regras podem ser alteradas", diz Spiess. "Além disso,
começam a surgir lideranças dentro dos próprios grupos, que colaboram com os
professores na gestão das comunidades". Com o tempo, os próprios usuários
vão condenar os comportamentos que considerarem inadequados, como alunos que
fazem comentários que não são relativos ao que está sendo discutidos ou spams.
* Não exclua os alunos que estão fora das redes sociais
* Não exclua os alunos que estão fora das redes sociais
Os conteúdos
obrigatórios - como os exercícios que serão trabalhados em sala e alguns textos
da bibliografia da disciplina - não podem estar apenas nas redes sociais (até
mesmo porque legalmente, apenas pessoas com mais de 18 anos podem ter perfis na
maioria das redes). "Os alunos que passam muito tempo conectados podem se
utilizar desse álibi para convencer seus pais de que estão nas redes sociais
porque seu professor pediu", alerta Betina.
A mesma
regra vale para as aulas de reforço. A melhor solução para esses casos é o
professor fazer um blog e disponibilizar os materiais didáticos nele ou ainda
publicá-los na intranet da escola para os alunos conseguirem acessar o conteúdo
recomendado por meio de uma fonte oficial.
Com relação
aos pais, vale comunicá-los sobre a ação nas redes sociais durante as reuniões
e apresentar o tipo de interação proposta com a turma.
COMO FUNCIONA O FACEBOOK?
Janaina Castro (janaina.castro@abril.com.br)
O Facebook é uma rede social que permite conversar com amigos
e compartilhar mensagens, links, vídeos e fotografias. A ferramenta criada em
2004 pelos americanos Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hufghes e pelo
brasileiro Eduardo Saverin também permite que você receba as novidades
das páginas comerciais das quais gostar, como veículos de comunicação ou
empresas. Para você entender melhor seus recursos, NOVA ESCOLA explica abaixo
as principais funcionalidades oferecidas.
Depois de entrar na rede, curta a
página de NOVA ESCOLA e acompanhe as nossas novidades.
*
Para se cadastrar, encontrar amigos e editar seu perfil
Ao entrar no Facebook, é aberta uma página
para um cadastro inicial e gratuito, que pede nome, sobrenome, email, sexo,
data de nascimento e uma senha. Depois que sua conta for criada, a rede social
sugere que você localize seus amigos que já estão cadastrados por meio dos seus
contatos do seu email e/ou MSN Messenger. Essa etapa é opcional. Para que as
pessoas encontradas façam parte do seu grupo de amigos, você deve pedir uma
autorização para adicioná-las, assim como as pessoas devem pedir uma
confirmação sua para entrar na sua rede. O Facebook possibilita que você envie um convite por email
para as pessoas da sua lista que ainda têm perfis na rede.
Para editar o seu perfil,
preencha as informações básicas, como cidade, sexo, data de nascimento e
idiomas. Em foto do perfil, você define a imagem da sua página, como uma foto
pessoal copiada de seus arquivos ou tirada com webcam (câmera ligada ao
computador para a transmissão de imagens pela internet).
Você pode acrescentar outras fotos em álbuns e mais informações no seu perfil, como onde trabalha e estuda, além de detalhar gostos pessoais. Com exceção das informações básicas e da foto do perfil, a privacidade de tudo que você publicar em sua página é opcional.
Você pode acrescentar outras fotos em álbuns e mais informações no seu perfil, como onde trabalha e estuda, além de detalhar gostos pessoais. Com exceção das informações básicas e da foto do perfil, a privacidade de tudo que você publicar em sua página é opcional.
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Como funciona o ''feed de notícias'' e o que é ''mural''
No centro da sua página inicial
no Facebook, aparece o ''feed
de notícias'', ou seja, as atualizações dos seus amigos, os links que eles
divulgam, os vídeos, as notícias etc. Você pode comentar cada item ou clicar no
botão ''Curtir'' para demonstrar que gostou daquele conteúdo. Da mesma forma, o
que você divulgar no campo ''O que você está pensando'', pode aparecer no ''feed
de notícias'' deles. Quanto mais um conteúdo for curtido ou comentado, mais
aparece para as pessoas da sua rede.
Além do feed, cada usuário tem o
seu mural, que aparece ao clicar sobre seu nome, informando o que foi curtido,
recomendado, publicado e quem foi adicionado recentemente. Todas as suas ações
aparecem nessa página, em ordem cronológica, da última para trás.
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Como conversar com seus amigos
Se não quiser trocar mensagens
publicamente com seus amigos nos murais deles, você pode conversar em
particular com um ou com um grupo com as ''Mensagens'' e tudo que for escrito
por todos aparecerão na mesma janela.
Outra maneira de se comunicar é o bate-papo, que possibilita a troca de mensagens instantâneas com as pessoas que estão online, status indicado por uma bolinha verde, na coluna esquerda de sua página inicial.
Outra maneira de se comunicar é o bate-papo, que possibilita a troca de mensagens instantâneas com as pessoas que estão online, status indicado por uma bolinha verde, na coluna esquerda de sua página inicial.
*
O que são os aplicativos
Os aplicativos do Facebook são ferramentas que
permitem criar eventos, fazer listas de vídeos, integrar o que publicar no Twitter e no Youtube. Além disso, existem
ferramentas de interação criadas por outras empresas ou pessoas, como jogos e
testes temáticos e até brincadeiras para enviar aos amigos.
*
O que são os ícones do Facebook
nos sites e as caixas de recomendações
Muitas empresas têm uma página
própria na rede social para divulgar notícias, novidades e interagir com as
pessoas que gostam de seus produtos. Ao curtir uma página, você recebe em seu ''Feed
de notícias'' o que for publicado.
Uma ferramenta comum nos sites, sobretudo nos jornalísticos, é a caixa de ''Atividade Recente'', que aponta links para reportagens, vídeos e outros conteúdos do site comentados ou curtidos no Facebook. Você também pode encontrar em muitos sites a caixa de ''Recomendações'', que oferece indicações personalizadas para quem visita essa página, considerando todas as interações feitas pela sua rede nele.
Uma ferramenta comum nos sites, sobretudo nos jornalísticos, é a caixa de ''Atividade Recente'', que aponta links para reportagens, vídeos e outros conteúdos do site comentados ou curtidos no Facebook. Você também pode encontrar em muitos sites a caixa de ''Recomendações'', que oferece indicações personalizadas para quem visita essa página, considerando todas as interações feitas pela sua rede nele.
Para sugerir aos seus contatos
uma página interessante, procure nela os botões "Recomendar" ou
"Curtir" e clique. Se ela não tiver nenhum botão relacionado ao
Facebook, use a caixa
''Compartilhar'' da usa página inicial na rede, escolha o tipo de conteúdo
(Status, foto, link ou vídeo) e copie o link. As informações desse conteúdo são
carregadas automaticamente, mas você pode editá-las.
COMO FUNCIONA O TWITTER?
Janaina
Castro (janaina.castro@abril.com.br)
Ao clicar sobre os símbolos do
Twitter em sites, você recomenda aquele conteúdo para seus seguidores
O Twitter é um site que permite enviar e receber mensagens
curtas. A ideia veio dos amigos Biz Stone, Jack Dorsey e Evan Willians, dos
Estados Unidos, que queriam compartilhar entre eles comentários gerais sobre
suas rotinas. Em meados de 2006, surgiu então a ferramenta que mistura as
características de uma rede social com a objetividade de uma mensagem de texto
de celular. NOVA ESCOLA traz um guia para você descobrir como funciona e de que
forma as pessoas se relacionam na rede que está cada vez mais popular no
Brasil.
Após aprender como usar o Twitter, siga NOVA ESCOLA para
saber nossas novidades.
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Cadastro inicial
O Twitter ainda está disponível somente em inglês. Apesar
disso, seu funcionamento é simples. O primeiro passo para entrar na rede é a
inscrição gratuita, feita em ''Sign up''. Para isso, informe seu nome completo
(Full name), escolha um apelido (nickname), uma senha (password) e informe seu
email. Caso apelido escolhido já pertença a outra pessoa, o sistema impede sua
inscrição, mas basta trocá-lo até que encontre um disponível.
Recomenda-se que sua senha seja forte, com letras e números mesclados. Se for considerada insegura, o Twitter alerta que é fraca (weak). Em seguida, uma mensagem de confirmação é enviada para seu email e sua conta está criada.
Recomenda-se que sua senha seja forte, com letras e números mesclados. Se for considerada insegura, o Twitter alerta que é fraca (weak). Em seguida, uma mensagem de confirmação é enviada para seu email e sua conta está criada.
Para deixar a página mais
personalizada, escolha uma foto para seu perfil (profile). Vá em ''Profile'',
na página, clique sobre a imagem e selecione um arquivo do próprio computador.
Em ''Design'', você pode mudar o fundo com imagens prontas ou pegar uma do seu
próprio arquivo.
*
Tuíte e retuíte
Em português, to twit significa o
ato das aves de gorjear, cantar notas rápidas. Essa é a ideia que inspirou o
nome da rede social: a emissão de sons curtos. E as mensagens postadas na rede
devem ser curtas mesmo - os tuítes (tweets), como são chamados os textos
publicados, têm um limite máximo de 140 caracteres. Para escrever o que está
pensando, use o campo ''Whats
happening?''.
Outro verbo que nasceu com o Twitter é o retuíte. Essa palavra
se refere à replicação de uma mensagem para sua lista de seguidores, dando o
crédito para pessoa que a escreveu. Para ver quais mensagens suas foram
retuitadas, o que você retuitou e o que outros têm retuitado, clique em ''Retweets''.
*
Encurtadores de URL
Como fazer para divulgar uma
página da internet se, às vezes, só o endereço dela (sua URL) já ocupa mais de
140 caracteres? Para resolver essa questão, sites criaram um serviço que os
encurta. O Migre.me e o Twixar.com, por exemplo, permitem
que você copie a URL e gere um endereço menor, que redireciona o link para o
site desejado.
*
Followers e following - sua rede social
Sua rede é composta pelos seus seguidores
(followers), que recebem automaticamente seus tuítes, e pelas pessoas que você
segue (following) para saber o que estão dizendo.
Diferentemente de outras redes
sociais, como o Orkut ou o Facebook, não há necessidade de
reciprocidade para seguir alguém ou ser seguido. No entanto, você pode optar
por não ser seguido por algumas pessoas, bloqueando seus tuítes para elas. Essa
ação também impede o recebimento dos tuítes de quem foi vetado.
*
Hashtag
Hashtag é o símbolo "#"
acompanhado de uma palavra, usado para repercutir um termo a um grupo de
pessoas que o procura na busca (''Search'') do Twitter. Por exemplo, se escrever #escola e outras pessoas
fizerem o mesmo, esse termo é marcado, tem sua relevância aumentada e, se for
buscado, é relacionado com todos os outros tuítes que o contém. Hashtags com
acentos ou sinais gráficos não funcionam.
*
''Trending topics'' ou ''trends''
Também conhecidos como TT, ''trending
topics'' ou ''trends'' (expressões que em português significam tendência) são
os assuntos mais comentados na rede social, servindo como medidores de
popularidade de um fato ou de um termo. É muito comum que um TT esteja
associado a uma ''hashtag''. O Twitter
sempre lista as dez expressões mais usadas naquele momento no mundo e permite
que se filtre por país.
*
''Timeline'', ''@Mentions'', ''Searches'' e ''Lists''
A linha do tempo (''timeline'')
exibe todos os comentários escritos por quem você segue em tempo real, em ordem
cronológica, da mais recente para a mais antiga.
Para saber em quais tuítes você
foi mencionado, olhe a lista ''@Mentions''. Ao escrever uma mensagem para um
usuário ou sobre um usuário, você pode usar o símbolo "@",
acompanhado do username dele, e seu tuíte aparecerá no ''@Mentions'' da página
dele.
Você pode localizar os tuítes
sobre um assunto por meio da busca (''Search''). Se for um termo sobre o qual
sempre quer saber as novidades, o Twitter
permite que o salve, clicando em ''Save this search''. Para encontrar esses
termos salvos, vá em ''Searches''.
Já as listas (''lists'') ajudam a organizar grupos com os perfis que você segue, de acordo com os assuntos dos quais eles costumam comentar.
Já as listas (''lists'') ajudam a organizar grupos com os perfis que você segue, de acordo com os assuntos dos quais eles costumam comentar.
Fontes: Site da
Revista Nova Escola (http://revistaescola.abril.com.br)
1 comentários:
Muito boas explicações! Mas é preciso reler muitas vezes, para ter amplo entendimento! Obrigado pelas informações!
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