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quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estudo sobre o uso do Computador nas Escolas

No relatório de Estudos e Pesquisas educacionais da Fundação Victor Civita sobre o uso da internet nas escolas publica o documento nos trás uma serie de dados e informações sobre o uso da tecnologia na área da Educação.


O USO DOS COMPUTADORES E DA INTERNET NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAPITAIS BRASILEIRAS

Relatório Final

Abaixo algumas das informações que o texto nos relata:

INTRODUÇÃO
Há quase duas décadas, os computadores estão nas escolas públicas em crescente ampliação de instalações e upgrades, e são conduzidas formações de professores multiplicadores em TICs para Educação sobre o conhecimento de máquinas e softwares educacionais. Várias pesquisas científicas de diversas Universidades revelam como as novas tecnologias poderiam contribuir no processo de ensino e aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento, porém o que os educadores realmente estão fazendo com o computador e recentemente com a Internet na escola e principalmente nas suas aulas?
Este documento apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa quantitativa realizada em escolas públicas de Educação Básica em diversas capitais brasileiras através de questionário criado e analisado pelo Núcleo de Aprendizagem, Trabalho e Entretenimento (NATE), do Laboratório de Sistema Integráveis (LSI), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), e aplicado pelo IBOPE.
Este relatório está organizado da seguinte forma: na seção 2, apresentamos os objetivos da pesquisa, na seção 3 o referencial teórico que norteou à pesquisa, na seção 4 a definição dos indicadores que foram definidos e que serviram de base para a elaboração do instrumento de coleta de dados, na seção 5 apresenta-se a metodologia adotada, na seção 6 são expostos os dados obtidos e sua análise, na seção 7 apresentamos uma classificação das escolas entrevistadas baseada em conceitos de uso com as devidas análises e, finalmente, na última seção temos as conclusões.

OBJETIVOS DA PESQUISA
A pesquisa teve por objetivo o mapeamento do uso do computador e da Internet em escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio das principais capitais brasileiras, bem como a investigação das modalidades de uso educacional dos computadores e da internet.

CONCLUSÕES
Pesquisas nacionais e internacionais indicam que a simples existência de computadores nas escolas não se traduz em melhoria de desempenho escolar, embora o acesso a computadores e à Internet seja muito valorizado pela sociedade e tenha alto impacto político (UNESCO, 2008b, UNESCO, 2008c).
Obviamente, dotar as escolas de computadores, melhorar o acesso à Internet e capacitar professores e alunos para o uso da informática são ações importantes para promover a inclusão digital e democratizar o acesso a informações indispensáveis para entender o mundo que nos cerca. Resta saber como o uso dos computadores poderá de fato fazer diferença na aprendizagem (Castro, 2009).
Este trabalho apresentou o resultado de uma pesquisa quantitativa sobre uso das TICs nas escolas de capitais brasileiras. A análise dos dados deste trabalho permitiu apontar acertos e problemas comuns no uso de computadores e da Internet. Seguem as principais conclusões desta análise:
Quanto maior o tamanho da escola e os recursos e infraestrutura disponíveis, mais proficiente é a utilização do computador e da Internet no processo de aprendizagem.
A presença do Professor Orientador de Informática Educativa influi na utilização da tecnologia como ferramenta de aprendizagem.
A tecnologia deve ser integrada ao Projeto Político Pedagógico da escola, no seu monitoramento e avaliação, e ao planejamento de atividades pelo professor.
A maioria das escolas tem recursos materiais para fazer algum tipo de uso pedagógico do computador.
Apesar de os dados levantados sobre recursos e infraestrutura serem favoráveis, infraestrutura, formação de professores e problemas com acesso à Internet são apontados como os principais problemas para o uso pedagógico do computador.
A formação oferecida não é percebida como suficiente e adequada, pois falta preparo para o uso da tecnologia focado no ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares.
O número de professores que usam a tecnologia com seus alunos é ainda pequeno e este uso, se dá eminentemente no laboratório de informática.
Na maioria das escolas, as atividades que utilizam tecnologia e são realizadas com os alunos têm pouca complexidade ou usam recursos simples.
Com base nas conclusões, recomenda-se, em termos de política pública, disponibilizar mais recursos para a comunidade escolar, investir em conexão à Internet compatível com o uso nas escolas, cuidar da manutenção preventiva dos equipamentos, redefinir o papel dos especialistas em informática nas escolas, envolver a equipe gestora nas decisões, mudar o foco dos programas de formação tanto na graduação quanto na continuada (ao invés de aprender a usar as TICs, aprender a aprender usando as TICs).
Para as escolas, recomenda-se incluir a tecnologia no PPP da escola, incluir a tecnologia no planejamento das aulas e dos projetos, socializar as boas práticas entre professores e refletir sobre os novos paradigmas educacionais com o uso das TICs e diferentes modelos de uso de disponibilização dos computadores.
Em continuidade a esta pesquisa, pretende-se agora, por meio de observações e avaliações in loco numa amostra de escolas, aprofundar a investigação sobre o uso pela comunidade escolar dos computadores e Internet nas escolas.

© 2009 Fundação Victor Civita. Todos os direitos reservados. O USO DOS COMPUTADORES E DA INTERNET NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAPITAIS BRASILEIRAS


Cada item apresenta uma série de Propostas bem interessantes em bem detalhadas, no qual valem a pena estarem sendo conferidos por todos que buscam entender um pouco mais sobre o tema.
No relatório você pode encontrar os seguintes itens:

SUMÁRIO
1 Introdução
2 Objetivos da Pesquisa
3 Referencial Teórico
3.1 A Informática Educativa no Brasil
3.2 Tecnologias Móveis na Educação
3.3 Formação dos Professores
3.4 Estudos de Impacto do Uso dos Computadores na Educação Básica
3.5 Ferramentas e Usos Avançados de Computadores na Educação Básica
4 Indicadores Qualitativos de Uso das TICs na Educação
5 Metodologia
5.1 Definição dos Indicadores
5.2 Questionário
5.3 Coleta de Dados
5.4 Categorizando o Uso
6 Análise de Dados Obtidos
6.1 Perfil das Escolas e dos Entrevistados
6.2 Infraestrutura Disponível e Manutenção
6.3 Formação para Uso das TICs nas Escolas e Materiais Digitais
6.4 Uso dos Computadores/Internet
6.5 Educação Inclusiva
6.6 Problemas, Opiniões, Percepções
6.7 Considerações Finais
7 Classificação das Escolas pelos Conceitos de Uso
7.1 Presença de POIE
7.2 Frequência de Uso
7.3 Quantidade de Professores que Usam o Computador
7.4 Laboratório de informática
7.5 Acesso à Internet
7.6 Número Médio de Computadores Funcionando
7.7 Formação em TIC
7.8 Média de Alunos na Escola
7.9 Alunos por Computador
7.10 Projeto Político Pedagógico
7.11 Planejamento das Aulas
7.12 Considerações Finais
8 Conclusões
9 Bibliografia


Estudo realizado pelo IBOPE Inteligência e pelo LSI-Tec
Sob encomenda da Fundação Victor Civita.
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